RP X Jornalismo X Publicidade e Propaganda

Estamos falando de Comunicação Integrada,  portanto as áreas se interligam, se cooperam e se respeitam. 

O Relações Públicas, com toda sua habilidade de gestionar públicos, mapeia os stakeholders, elabora as mensagens, seleciona os meios e canais adequados para cada um e dissemina as informações, conta com o apoio e interesse de cada um e avalia os resultados. Seus desafios: alavancar a reputação das marcas, alinhar identidade com imagem e criar bons relacionamentos entre marcas e públicos, tendo frequência, engajamento e alinhamento entre discurso e opinião pública. 

Já o Jornalista,  com sua ótima visão de notícia e redação,  sabe bem o que encanta a imprensa,  e dissemina as mensagens desejadas pelas marcas  que podem ser pautas para imprensa. Elabora materiais institucionais, crônicas, editoriais, notas, sugestões de pauta, e mais. Seus desafios: que suas pautas tenham aderência nos veículos e se transformem em notícias transmitidas em canais de renome no segmento do cliente,  dando notoriedade para a marca. 

E os Publicitários? Com suas belas campanhas, conquistam TVs, outdoors, mídias alternativas, lançam jargões, jingles, slogans, marcam na mente no consumidor, da massa. São responsáveis por construir a lembrança de marca, tanto visualmente quanto em linguagem. Seus desafios: serem criativos o suficiente para elaboração de campanhas marcantes e fortes para a massa se fixar com a marca e adquirir seus produtos. 

O #alinerpvlog de hoje fala bem disso,  dêem um olhada! 

 

Clareou um pouco esse cenário? 

Quem é quem na comunicação?! Apesar quem somos o que quisermos ser!  

 #alinerprocks